Visitas

sexta-feira, abril 27, 2012

Como descobrir se é um possível agressor?



É muito difícil garantir que este ou aquele indivíduo despoletam ou não comportamentos agressivos. É muito difícil reconhecer um perfil de agressor. No entanto, há sinais que não devemos descurar e a que precisamos de estar atentas.

Dormir com o inimigo

Voltamos a falar de agressores para tentar perceber e reflectir sobre os riscos que as vítimas correm, ao partilhar o dia-a-dia com o agressor... Ou melhor, é, sobretudo quando a vítima, já cansada de anos e anos de torturas e maus tratos, resolve, ou encontra coragem para deixar de partilhar o dia-a-dia com o seu agressor, é quando a vítima tenta libertar-se, através da queixa na polícia, da saída de casa ou mesmo do pedido de divórcio, que o agressor mostra uma maior violência, chegando mesmo ao homicídio.
Precisamos, pois, de estar atentas e saber que, se o agressor reunir todo um conjunto de comportamentos, de maneiras de ser e reagir já estudados e já referenciados, então estamos perante alguém que pode vir a cometer ou a revelar comportamentos altamente violentos e, por isso, perigosos.
Por exemplo: será que o seu namorado, companheiro, marido, desde sempre, ou de há algum tempo atrás se vem mostrando com um temperamento agressivo ou instável, mudanças bruscas de humor, comportamento imprevisível?
O seu namorado, companheiro ou marido tem um historial de doenças mentais, ou comportamentos aditivos? E, se sim, está a ter acompanhamento médico?
O seu namorado, companheiro ou marido tem antecedentes criminais? Já cumpriu penas? Porquê?
Estes são indícios de que o grau de violência, ou de risco, existe e pode aumentar.
E se a tudo o que já referimos juntar comportamentos de perseguição, de controlo dos seus movimentos, se mostra ciúmes patológicos e os manifesta desagradavelmente, se o seu namorado, companheiro ou marido tiver acesso a armas de fogo ou armas brancas, se recorre a formas bizarras de violência, então estamos perante um indivíduo que é uma séria ameaça e todos os que vivem à sua volta devem ter consciência disso e tomar as devidas precauções para que não aconteçam situações que todos lamentarão mais tarde, mas que não têm remédio...
Repito: se identifica o quadro de sintomas que acabei de descrever, então, tome as devidas precauções. Está perante um agressor que pode ser ainda mais violento, num qualquer e inesperado momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário